O Município de São Caetano de Odivelas recebeu no último final de semana, em seus manguezais, cerca de 6.000 caranguejos.Todos estes foram apreendidos no primeiro dia de defeso do caranguejo-uçá, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Após as apreensões e a emissão dos autos de infração foi realizada a soltura dos animais nos manguezais do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará.
As apreensões tiveram inicio na madrugada de sábado (16), na feira do Entroncamento, onde os fiscais da Sema encontraram 3.300 exemplares em situação irregular.
Todos os exemplares apreendidos foram levados para o manguezal do Rio Mojuim, em frente à sede do município de São Caetano de Odivelas. Em São Caetano a captura do caranguejo é uma das principais fontes de renda da economia local.
A Prefeitura do Município deu apoio logístico à equipe de fiscalização e colocou um barco à disposição para o transporte dos animais até o habitat natural, o mangue.
O Prefeito do Município e o secretário de Meio Ambiente, declararam por telefone que a fiscalização municipal enfrenta problemas, mas que o “sauatá”, como o período é conhecido no Município, está sendo respeitado pelos moradores da região.
"O período de defeso é muito importante para a proteção da espécie e a reprodução do animal", ressaltou a bióloga da Gerência de Fauna da Sema, Solange Luz.
Está em vigor a proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá, para preservar o “sauatá”, o período reprodutivo em que machos e fêmeas saem das tocas e andam pelos manguezais para acasalamento, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2010.
De acordo com a resolução da Sema, Secretaria de Pesca e Aqüicultura (Sepaq) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adepará), os seguintes períodos para o defeso do caranguejo são: 16 a 21 de janeiro, e de 31 de janeiro a 05 de fevereiro; de 15 a 20 de fevereiro; de 01 a 06, de 16 a 21 de março, e de 31 de março a 05 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário