16.6.10

SÃO CAETANO DE ODIVELAS VIVE O UNIVERSO DOS BOI DE MÁSCARAS!!!

São Caetano de Odivelas, no Nordeste Paraense, mais precisamente, na Costa Atlântica do Estado, convive deste o inicio do mês de junho com as personagens imaginárias do universo dos bois de máscaras.

Praticamente, todos os dias, você encontra, “pirrôs”, “cabeçudos” ou “buchudos” perdidos pelas ruas da cidade. Os grupos de bois de máscaras, dentre eles os famosos, boi Faceiro e boi Tinga, tomam conta das ruas levando música, dança, alegria e muita irreverência a moradores e turistas que visitam a Cidade.

Os grupos de máscaras, boi Tinga, boi Faceiro, boi Mascote e boi PretoVelho, que têm seus respectivos “currais” na Cidade, bem como os grupos das Comunidades do Interior , boi Zeus, de Boa Vista do Camapú; o “Touro” e o “Caribu”, da Vila do Pereru, o “Alce” da Ponta Bom Jesus, o “Garrote” e a “Vaca Velha” de Cachoeira e o boi “Resolvido” de Santa Maria da Barreta, já deram o ar da graça na “safra” junina de Odivelas, assim como os "bois" mirins, "Faceiro Jr.", "Mascotinho" e "Pretinho", todas da sede do Município.


O Boi Faceiro, voltará para ruas no próximo dia 18 de junho, na sexta-feira, com seus “pirrôs”, “cabeçudos”, vaqueiros e “buchudos” para encher de cores e alegria a Cidade, fortalecendo ainda mais o imaginário popular de São Caetano de Odivelas. O Boi Faceiro, surgiu em 1937, e tem uma história peculiar. O grupo desapareceu em 1947, depois que seu fundador, Seu Palmira, mudou-se para a Capital do Estado.


O “Faceiro”, retomou suas atividades em 1998, através do Grupo Art da Terra, hoje, Associação Mestre Bené. Liderados por Rondi Palha, Eudis Aquino e Pedro Edson, com orientação e incentivo do “saudoso” cantor e compositor de carimbó e músicas de boi Mestre Bené, o grupo retornou às ruas no dia 05 de junho de 1998. Hoje, o Boi Faceiro, divide com o Boi Tinga, e os demais grupos a responsabilidade de preservar e valorizar uma das mais belas manifestações culturais do Brasil, a manifestação dos bois de máscaras de São Caetano.


Dentre os eventos que acontecem em São Caetano, neste período temos o Festival Junino, 19 e 20/06, Festa de São Pedro, 29/06 e o Arraial na Praça, todas as sextas feiras do mês. Venha a São Caetano de Odivelas viver o imaginário popular dos “pirrôs”, “cabeçudos”, vaqueiros e “buchudos” dos bois de máscaras.


2 comentários:

artur disse...

Sem dúvida é a melhor brincadeira, do mundo, pular de buchudo, muito bom, pena que a violencia se esconde tambem atrás de mascaras, mas é isso mesmo afinal são caetano de tantas maravilhas naturais, que tem para oferecer, para esse povo sofrido, que tem que vivenciar no seu cotidiano com violência, urbana, a que saudade do velho fertival do carangueijo, e do boi tinga. mas é isso mesmo ...temos que viver cada dia melhor... parabens pelo blog, acho que podeira postar mas fotos...

Anônimo disse...

será q é verdade tudo isso q falam do meu municipio.as brincadeiras já..já foram boa.