de 2010, a Banda Rodrigues dos Santos completa exatamente 129 anos de de história, passando de geração em geração até chegar aos dias atuais. Fundada no ano de 1881, pelo Sr. José Cezarino das Chagas, com o nome de Banda “CEZARINO DAS CHAGAS”, a banda de música passou a chamar-se BANDA RODRIGUES DOS SANTOS, depois que o Sr. Cel. João Rodrigues dos Santos, político influente na Sociedade Odivelense, começou a colaborar financeiramente com a entidade.São 129 anos como o Patrimônio Artístico Cultural mais antigo de São Caetano de Odivelas, com muita honra e orgulho e, lembrando dos grandes nomes que sempre lutaram para preservar e valorizar essa história que se confunde com a própria história de São Caetano de Odivelas. Atualmente a Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos, possui uma escola de música com cerca de 150 alunos e sua banda de música é composta por 50 integrantes. A atual diretoria, comemora um ano da realização da reforma e da readequação da sede social da entidade. O prof. Márcio Cardoso, presidente da banda, se orgulha do trabalho realizado, “já recebi vários convites de outras cidades para realizar este mesmo trabalho, porém, amo minha terra, amo a música e amo a Banda Rodrigues dos Santos” enfatiza.
A Banda Rodrigues dos Santos, assim como a Banda Milícia Odivelense, esta fundada em 1804, realizam um trabalho sócio-cultural imensurável no Município de São Caetano de Odivelas, que é reconhecido em todo Estado.
A Banda comemora seu 129º aniversário com uma grande alvorada musical, café da manhã, hasteamento do pavilhão nacional e homenagem póstuma à músicos e sócios já falecidos. No próximo sábado, 27 de fevereiro, será oferecido coquetel para sócios, autoridades e convidados, além de um grande concerto musical com um variado repertório, indo do popular ao clássico, passando pelo regional.
A Banda Musical Rodrigues dos Santos é considerado de utilidade pública pelo Município de São Caetano de Odivelas.


