23.2.10

BANDA RODRIGUES DOS SANTOS CHEGA AOS 129 ANOS.

Neste dia 24 de fevereiro de 2010, a Banda Rodrigues dos Santos completa exatamente 129 anos de de história, passando de geração em geração até chegar aos dias atuais. Fundada no ano de 1881, pelo Sr. José Cezarino das Chagas, com o nome de Banda “CEZARINO DAS CHAGAS”, a banda de música passou a chamar-se BANDA RODRIGUES DOS SANTOS, depois que o Sr. Cel. João Rodrigues dos Santos, político influente na Sociedade Odivelense, começou a colaborar financeiramente com a entidade.
São 129 anos como o Patrimônio Artístico Cultural mais antigo de São Caetano de Odivelas, com muita honra e orgulho e, lembrando dos grandes nomes que sempre lutaram para preservar e valorizar essa história que se confunde com a própria história de São Caetano de Odivelas. Atualmente a Sociedade Artística Beneficente Rodrigues dos Santos, possui uma escola de música com cerca de 150 alunos e sua banda de música é composta por 50 integrantes. A atual diretoria, comemora um ano da realização da reforma e da readequação da sede social da entidade. O prof. Márcio Cardoso, presidente da banda, se orgulha do trabalho realizado, “já recebi vários convites de outras cidades para realizar este mesmo trabalho, porém, amo minha terra, amo a música e amo a Banda Rodrigues dos Santos” enfatiza.
A Banda Rodrigues dos Santos, assim como a Banda Milícia Odivelense, esta fundada em 1804, realizam um trabalho sócio-cultural imensurável no Município de São Caetano de Odivelas, que é reconhecido em todo Estado.
A Banda comemora seu 129º aniversário com uma grande alvorada musical, café da manhã, hasteamento do pavilhão nacional e homenagem póstuma à músicos e sócios já falecidos. No próximo sábado, 27 de fevereiro, será oferecido coquetel para sócios, autoridades e convidados, além de um grande concerto musical com um variado repertório, indo do popular ao clássico, passando pelo regional.
A Banda Musical Rodrigues dos Santos é considerado de utilidade pública pelo Município de São Caetano de Odivelas.

17.2.10

ARRASTÃO DO BOI FACEIRO, MANTÊM VIVA TRADIÇÃO DO CARNAVAL DE RUA!



O Arrastão do Boi Faceiro se consolida como um dos mais bonitos e tradicionais do Interior do Estado. Em São Caetano de Odivelas, carnaval rima com cultura popular, devido a linda miscelânea cultura que o Arrastão do Boi Faceiro proporciona. Elementos da cultura popular dos bois de máscaras que tradicionalmente, na quadra junina, tomam conta das ruas de São Caetano de Odivelas, desde 2006, também encanta a moradores e turistas no carnaval. Em um clima de alegria o Arrastão ganhou as ruas da cidade por volta das 17h00, e saiu pelas principais ruas da cidade arrastando, adultos e crianças em uma festa que só se ver em São Caetano de Odivelas. Pierrôs, cabeçudos e buchudos dividiam espaço com animados foliões da quadra momesca. A apoteose aconteceu na orla da cidade, quando a Banda Canavalesca tocou um sequência de marchas e sambas de boi que não deixou ninguém ficar parado. Eudis Aquino, secretário de Cultura do Município, diz que o Arrastão do Boi Faceiro, será a grande atração do carnaval do interior do Estado nos próximos anos. “... somos sobreviventes e entusiastas da cultura popular, com muito orgulho, e continuaremos nossa empreitada cultural de preservação e valorização de nossas raízes...” diz Rondi Palha, coordenador do grupo, dividindo a opinião com o Prof. Márcio Cardoso, regente da Banda Rodrigues dos Santos, que junto com a Banda Milícia Odivelense, formam o grupo de músicos da Banda Carnavalesca que dá tom e ritmo ao Arrastão.



O ponto diferencial do Carnaval de São Caetano de Odivelas é o Arrastão do Boi Faceiro, entretanto, durante os quatro dias regidos por Momo, a cidade viveu com desfiles de blocos, concursos de musa do carnaval, musa mirim e musa gay, além do concurso de blocos. O pré-carnaval teve inicio em janeiro, quando aos domingos as centenárias bandas de música do Município proporcionaram arrastões pelas ruas da Cidade.



No concurso de blocos, o “Beija-flor”, sagrou-se bi campeã, o segundo lugar ficou com o bloco das “Lacraias”, “Caranguejo Elétrico” ficou com o terceiro lugar. Tiveram destaques ainda, o bloco Cantinão, que animou foliões nos dias que foi às ruas e a folia nas comunidades de Santa Maria da Barreta, Ponta Bom Jesus e São João dos Ramos.

14.2.10

SÃO CAETANO DE ODIVELAS PERDE SEU ÚLTIMO GRANDE MESTRE

São Caetano de Odivelas, perdeu hoje, por volta do meio-dia, com 80 anos, Mestre Maximiano Monteiro, o Tio Maxico, como era carinhosamente chamado pelos odivelenses.

Maximiano Monteiro, era o último dos grandes mestres de música de São Caetano de Odivelas. Na última semana, "Tio Maxico", ainda compôs suas últimas músicas.

Nildo Zeferino, Presidente da Banda Mílicia Odivelense, e um dos grandes alunos do Mestre, disse emocionado "... semana passada, ele fez um samba para as "gatinhas" e, eu copiei a última grande obra de meu grande mestre".

Márcio Cardoso, também demonstrou consternação, "... não dar para mensurar o tamanho da perda que São Caetano de Odivelas sofreu...". Rondi Palha, coordenador do Boi Faceiro, "Perdeu, São Caetano de Odivelas, perdeu o Estado, perdeu a cultura popular... foi-se um grande mestre".

Mestre Maximiano, foi tema de reportagem especial do Jornal Diário do Pará, há um ano atrás (http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=34235) e recebeu em junho passado da Câmara Municipal de Vereadores de São Caetano de Odivelas, juntamente com Mestre Dorrês e "Seu" Zé do Lode, o Prêmio "Odivelense Empreendedor", concedido aos odivelenses que se destacam em suas respectivas áreas, e foi o grande homenageado do III Odivelas Música, quando recebeu uma justa homenagem pela sua grandiosa contribuição para a história cultural odivelense.

Tio Maxico foi, um dos grandes compositores de músicas dos bois de máscaras, principalmente, do Boi Tinga e do Boi Mascote, é foi durante décadas professor de música da Banda Mílicia Odivelense, uma de suas grande paixões, ao lado do boi Tinga.

O corpo será velado na Igreja Matriz, e o sepultamento está marcado para as 10 horas da manhã desta segunda-feira. Que Deus ilumine a alma deste grande homem e sua luz junto com a energia positiva da cultura popular se reflita na vida daqueles que acreditam na cultura. Adeus Mestre Maximiano...


COMEÇA O CARNAODIVELAS 2010

Todos sabemos que o Carnaval é a maior festa popular do país. A festa acontece, tradicionalmente durante quatro dias em um misto de sentimentos, cores e ritmos.

Nos últimos anos vem se valorizando os tradiconais carnavais de rua, em mais uma grande prova de que, carnaval é o povo que faz.

São Caetano de Odivelas, no Nordeste Paraense, vem conquistando seu espaço com um dos carnavais mais bonitos e tradicionais do Estado, e com uma singularidade especial, e que torna o carnaval odivelense mais interessante ainda, é a participação dos bois de máscaras.

Em especial, o Arrastão do Boi Faceiro, que acontece na terça-feira gorda, e antecede o encontro dos blocos. No Arrastão do Boi Faceiro, prevalecem as marchinhas carnavalescas e as músicas dos bois, que em especial possuem uma sonoridade inconfundível e convidativa. Ontem teve início o CARNAODIVELAS 2010.

O ponto alto foi a escolha da Musa do Carnaodivelas, a vencedora foi a jovem Suelen, de 20 anos, representando o Bloco das Lacraias, o segundo ficou com Nayara Baía, de 18 anos do Bloco Caranguejo Elétrico e, Odila Saldanha, foi a terceira colocada, representando o Bloco Beija-Flor.

À tarde foi realizdo um grande arrastão, pelas ruas da Cidade, comandado pela Bandinha Carnavalesca, formada por músicos das Bandas Rodrigues dos Santos e Milícia Odivelense. O Arrastão terminou em uma grande apoteose na orla da cidade em frente a Prefeitura Municipal. Participaram do Arrastão os blocos Cantinão, Caranguejo Elétrico, Thask e outros.

Hoje, domingo, está programado um novo arrastão pela ruas com a participação do bloco das Lacraias, Beija-Flor, Gatinhas, Cantinão e outros. Na Segunda, teremos o Concurso da Musa Gay, além de novos arrastões. Na terça-feira, a gran de sacada é o Arrastão do Boi Faceiro, que é uma iniciativa da Associação Mestre Bené, através da Manifestação Folclórica Boi de Máscaras Faceiro.

Fundado em 1937, o Boi Faceiro, sai tradicionalmente sai pelas ruas da Cidade no período da quadra junina, e tornou-se uma dos grande ícones da cultura popular do Estado, sendo convidado a participar de grandes evento na Capital e Cidades do Interior e, desde 2005, vai as ruas no Carnaval odivelense dar o ar da sua graça em um arrastão, que é uma verdadeira miscelânea cultural, um verdadeiro convite para moradores e turistas cairem na folia momesca.

Conheça o Carnaval de São Caetano de Odivelas e divirta-se com as bandas Rodrigues dos Santos e Mílicia Odivelense, com os tradicionais blocos de rua e principalmente com os pierrôs mascarados, os cabeçudos e os buchudos do boi Faceiro. Conheça o Arrastão do Boi Faceiro!

Serviço Arrastão do Boi Faceiro, terça-feira, dia 16/02/10, a partir das 16:hs. Concentração na Associação Mestre Bené: Informações: (91) 9904-2009 e-mail: ambene09@gmail.com ou palha78@yahoo.com.br.



3.2.10

CARNAODIVELAS ENTRA NOS PREPARATIVOS FINAIS

A Associação Mestre Bené está nos momentos finais da preparação do Arrastão do Boi Faceiro, que agitará o carnaval do município de São Caetano de Odivelas, o CARNAODIVELAS.

O Arrastão se caracteriza pela mistura de elementos do carnaval tradicional com as personagens e os ritmos dos tradicionais bois de máscaras de São Caetano de Odivelas.

Segundo Rondi Palha, um dos idealizadores da participação dos “bois” no carnaval, o objetivo é resgatar, valorizar e priorizar o tradicional carnaval de rua, ao mesmo tempo em que são mantidos e difundidos elementos da cultura popular em miscelânea de cores, ritmos e, principalmente alegria.

No Carnaval de São Caetano de Odivelas, predominam as tradicionais marchinhas de carnaval, que animam os arrastões realizados pelas ruas da cidade pelos blocos carnavalescos.

Os arrastões tiveram inicio no último final de semana, 30 e 31/01 e seguem neste final de semana, 06 e 07 de fevereiro. As Bandas Centenárias Rodrigues dos Santos e Milícia Odivelense se revezam na missão de animar os foliões ao som de marchinhas, de frevo e das músicas de boi (marcha de boi e samba de boi).

Nesta festa haverá, ainda, a escolha da Musa do Carnaval, Musa Mirim, Musa Gay e na terça tem o encontro dos blocos. Em todos os dias tem arrastão de blocos pelas ruas ao som das bandas carnavalescas.

Destacam-se os blocos, Bloculhão, Caranguejo Elétrico, Bloco das Gatinhas, Bloco das Lacraias, Bloco do Beija Flor e o Bloco Cantinão. Nas comunidades do Interior destacam-se as folias realizadas nas vilas de Ponta Bom Jesus, com o Bloco da Cobra; a Vila de São João dos Ramos com o arrastão do Caranguejo Louco e o bloco Caia na Gandaia da Vila de Santa Maria da Barreta. Todas participam de arrastões na cidade na segunda-feira gorda.

O ponto alto do carnaval odivelense, porém, acontece na terça-feira gorda com o Arrastão do Boi Faceiro. Os mascarados e cabeçudos, típicos do folclore de São Caetano de Odivelas, animam o carnaval do município que já ganhou destaque na lista dos carnavais mais bonitos e tradicionais do interior do Estado.

No "Arrastão do Boi Faceiro", vários blocos saem às ruas da cidade com seus foliões e se encontram em uma brincadeira saudável reunindo a população e os turistas na orla da cidade.

No carnaval, as comemorações carnavalescas abriram espaço, há cerca de cinco anos, para os tradicionais bois de máscaras e seus cabeçudos, buchudos e pirrôs que caracterizam a cultura local. Quem visitar São Caetano de Odivelas, terá a oportunidade viver o melhor do carnaval de rua.